sábado, 17 de setembro de 2011

DEFICIENTE VISUAL.

ESTE É UM PRESENTE QUE FIZ PARA O LUCAS.
SE VOCÊ ENTENDE
VOCÊ CONSEGUIRÁ LER.
BEM ESTE FICOU DE LADO.MAS TUDO BEM DÁ PARA VER.
AGORA SIM ESTÁ DE FRENTE.
APESAR DE ESTAR AINDA ERRADO, ACHEI QUE FICOU LEGAL.

COLOQUEI OS ERROS ESCRITO PARA ENSINAR AO LUCAS A FORMA CORRETA.
E ESTE É O SINAL DE NÚMEROS E A CELA QUE EU FIZ.
E AQUI O ALFABETO








AQUI O A E I O U ACENTUADO.

E O ALFABETO COMPLETO E PRONTO PARA PRESENTEAR.
E QUI O PRESENTE QUE O LUCAS ME DEU.
BOM ESTAS FOTOS ACIMA EU EXPLICO ABAIXO NO FINAL.

TAREFA DOS ALUNOS USANDO COR E MANDALAS.
 NOVAS TAREFAS DE COR E MANDALAS.
 FICARAM BONITAS?
 E ESTAS FORAM AS ÚLTIMAS FEITAS.

 AQUI ALGUÉM COLOCOU UMA LINHA DE CANJIQUINHA NA PRAÇA DA LIBERDADE E VEJA O QUE OS PÁSSAROS ESTÃO FAZENDO.
PARECE ATÉ A PRAÇA DE SÃO MARCOS EM VENEZA.
SÓ QUE É A PRAÇA DA LIBERDADE DE BELO HORIZONTE.
 ESTE DESENHO ESTA NA PRAÇA AFONSO ARINOS, EU GOSTEI DELE E TIREI UMA FOTO.
PARECE FRIDA KAHLO.
 ESTES  SÃO OS AZULEIJOS OU PASTILHAS QUE ACHEI E FALO ABAIXO SOBRE ELAS.

 ESTES FORAM OS ÚLTIMOS QUE FIZ PARA LEVAR PARA O CURSO DA PREFEITURA.

 ESTA ROMÃ ESTÁ CAINDO NA ÁRVORE AQUI PERTO DE CASA.
A ÁRVORE ESTA CARREGADINHA.
 AUMENTE A FOTO EM OUTRA TELA E VOCÊ VERÁ UM CARRETEL DE LINHA NA ÁRVORE(RSSSS).
 ESTA PLANTA ESTÁ NA RUA DO MUSEU DA CASA FIAT.
 E ESTA BELA PINTURA OU GRAFITI ESTÁ PERTO DA PUC DO BARREIRO.
 ONDE TENHO PASSADO TEM BANDEIRA DO BRASIL TREMULANDO AO VENTO.(JÁ PASSEI PERTO DE 6 OU 7 LUGAR COM AS BANDEIRAS HASTEADAS, EU GOSTO MUITO DE VÊ-LA TREMULANDO NO AR).
 ESTA ÁRVORE OU PLANTA DÁ UMAS BOLAS ESTRANHAS.
EU NUNCA TINHA VISTO UMA ASSIM.



E ESTE É O JÁ FAMOSO RELÓGIO DOS 1000 DIAS DA COPA DO BRASIL EM MINAS.
AINDA ESTÁ DESLIGADO.
ENTÃO AGORA FALTA 999 DIAS PARA O INÍCIO DA COPA.
ELE ESTÁ NA PRAÇA DA LIBERDADE. 

 E ESTA BELA CASA É NA RUA DO MUSEU DA CASA FIAT.
EU AMO ESSAS ÁRVORES.
NESSE BAIRRO(BELVEDERE) TEM UMAS CASAS COMO CHALÉS.
TIPO CASA DE CONTO DE FADA COM CORTINAS RENDADAS NAS JANELAS, EU TODA VEZ QUE VOU LÁ FICO IMAGINANDO ESSAS ÁRVORES E AS CASAS JUNTAS.
PARECE UM CENÁRIO MARAVILHOSO DE BOM GOSTO.E DE GRANA TAMBÉM.

 ELAS ME LEMBRAM DO NATAL.
 OLHA O QUE ACHEI.
SERÁ DE QUE FLOR OU ÁRVORE?
 LINDA ESSAS.
 E DANDO CONTINUIDADE AOS CALCETEIROS.VEJA PERTO DO BH SHOPPING NOVAS CALÇADAS DESENHADAS.
 AINDA NA RUA DA CASA FIAT DE CULTURA.
 CADA JARDIM MARAVILHOSO.
HOJE ACORDEI COM UM INTUITO:
VER A EXPOSIÇÃO DOS IMPERADORES NA CASA FIAT.
ELA SÓ ESTARÁ ABERTA DIA 21 DE SETEMBRO.
ADIANTEI 5 DIAS.
FAZER O QUE?
BOM ESTOU MUITO FELIZ PORQUE APRENDI UM POUCO DE BRAILLE.FOI UM PRESENTE ESPECIAL DO MEU ALUNO DEFICIENTE VISUAL E DE DEUS.
A ESCOLA COMPROU UM JOGO DE BRAILLE (LETRAS E NÚMEROS).
APÓS DAR AOS OUTROS ALUNOS TAREFAS, FUI TRABALHAR COM O LUCAS.
QUANDO ABRI A BENDITA CAIXA TINHA UM TANTO DE NÚMEROS MATEMÁTICOS, EU NÃO ENTENDI NADA.
MANDEI BUSCAR ENTÃO AS LETRAS E PEGAR NO COMPUTADOR UMA CÓPIA DE ALFABETO BRAILLE.
ENQUANTO ISSO LUCAS ME TIRA DO BOLSO UMAS FOLHAS ESCRITAS O ALFABETO E POR EXEMPLO LETRA A NA FRENTE VINHA O NÚMERO 1.
LETRA B NUMERO 1 E 2. E UM PEDAÇO DE EVA COM 6 ESPAÇO E 6 BOLINHAS TAMBÉM DE E.V.A.( É A CELA BRAILLE).
DAI COMECEI A ENSINAR A ELE A LETRA A, DEPOIS A LETRA B.
QUANDO FALEI DA B ELE DISSE; NÃO CÉLIO ESSA É A LETRA TAL.
DAI QUANDO EU VI ELE ME ENSINA QUE OS PONTINHOS SÃO CONTADOS PRIMEIRO A FILEIRA ESQUERDA E DEPOIS A DIREITA.
PRONTO APRENDI.
DAI COMECEI A FAZER UMAS PERGUNTAS A ELE TIPO QUAL É A LETRA C.
ELE RESPONDEU 4 E 5.
EU FUI NAS NUVENS ELE JÁ SABE O ALFABETO BRAILLE E SABE DE COR A NUMERAÇÃO.
COMO EU TINHA VISTO NO JOGO DE MATEMÁTICA AS NUMERAÇÕES E ANTES UMA OUTRA CELA DE BRAILLE QUE TINHA EM FRENTE DE TODOS OS NÚMEROS MATEI A CHARADA.
ANTES DE CADA NÚMERO APARECE A CELA EM BRAILLE QUE SIGNIFICA NÚMERO.
PRÓXIMA ETAPA:
PEGUEI OS E.V.A. QUE SOBRARAM DA ATIVIDADE DA GARRAFA PET.
E COMECEI A FAZER O ALFABETO DE ACORDO COM O PAPEL QUE O LUCAS ME EMPRESTOU.
(TIREI XEROX E DEVOLVI O DELE).
PEGUEI UM QUADRADINHO E ENCIMA COLEI UMAS BOLINHAS FEITAS COM O MOLDE DE UMA MOEDA DE 1 REAL.
ISTO TUDO NA PRIMEIRA AULA COM A TURMA DO LUCAS.
QUANDO DEI AO LUCAS OS QUADRADINHOS ESSE MENINO FICOU NUMA ALEGRIA QUE MEU CORAÇÃO SE ENCHEU DE ALEGRIA TAMBÉM.
DAI QUANDO DEI A PRÓXIMA LETRA ELE ERROU E EU DISSE:NÃO LUCAS ESSA E A LETRA TAL .
E ELE DISSE:ESTÁ VIRADO.
ESSA É A LETRA TAL.
DAI MATEI OUTRA CHARADA:TINHA VISTO NO JOGO DE MATEMÁTICA O LADO ESQUERDO ENCIMA FALTANDO UM PEDAÇO.
ELE MOSTRA QUE LADO DEVE LER A LETRA.
DAI FOI UMA DELÍCIA.
BATEU O SINAL DEIXEI O ESTAGIÁRIO EUSTÁQUIO(FABULOSO QUE ENTENDEU O PROCESSO E EU PEDI PARA ELE FORMAR COM O LUCAS PALAVRAS COM AS PRIMEIRAS LETRAS DO ALFABETO QUE DEI A ELE.
TIPO B MAIS A MAIS B MAIS A.(BABA).
E DEPOIS QUE ELE FIZESSE O LUCAS ESCREVER NO PAPEL O QUE ELE FEZ MESMO SEM ESTAR NO LUGAR CERTO PARA ELE NÃO ESQUECER DE COMO SE ESCREVE AS LETRAS.
O CASO DE LUCAS É QUE ELE FEZ UMA CIRURGIA A DOIS ANOS E PERDEU AS VISTAS.
ELE JÁ É ALFABETIZADO E SABE ESCREVER.MAS A DEFICIÊNCIA FEZ COM QUE ELE COMEÇASSE UMA NOVA ETAPA NA SUA VIDA.
FUI PARA OUTRA SALA DEI TAREFA AOS ALUNOS E DISSE; O QUE ME ATRAPALHAR VAI ESCREVER CÓPIA.
ENQUANTO ELES FAZIAM A TAREFA EU FIZ MAIS ALGUMAS LETRAS DO ALFABETO.
PEDI LICENÇA A PROFESSORA DA SALA DO LUCAS PEGUEI ELE O ESTAGIÁRIO E AS LETRAS E LEVEI ATÉ A PROFESSORA SANDRA(PROFESSORA DE INTERVENÇÃO), MOSTREI A ELA COMO ERA O BRAILLE E MOSTREI A ELA O LUCAS FALANDO AS LETRAS QUE EU DAVA A ELE.
ELA ESTAVA TRABALHANDO AS LETRAS NORMAIS EM E.V.A. DO NOSSO ALFABETO.
AGORA PODEMOS FAZER UM TRABALHO MELHOR COM O LUCAS.
LEVEI ELE DE VOLTA PARA A SALA E FUI PARA O TERCEIRO HORÁRIO.FALEI COM A NOVA TURMA DO MESMO JEITO:TENHO QUE FAZER UM TRABALHO PARA O MENINO DEFICIENTE VOU DAR TAREFA VALENDO DOIS PONTOS E NÃO ME ATRAPALHEM SE CONVERSAR:COLOCO NA COORDENAÇÃO.
DEPOIS DESSE APERTO NOS ALUNOS, FUI TERMINAR O ALFABETO.
RESULTADO LUCAS ME PEDIU PARA FAZER O ALFABETO PARA ELE.
EU DEI PARA ELE O QUE EU TINHA FEITO DE ACORDO COM O PAPEL QUE A CLÍNICA QUE ELE  ESTUDA FEZ.
O MENINO FICOU LOUCO DE ALEGRIA.
BOM DEPOIS DESSA GLÓRIA DE DIA, FUI PARA CASA.CORRIGI OS TRABALHOS DOS OUTROS ALUNOS E NA MANHà SEGUINTE LÁ FUI EU PARA A LOJA ISOPOLÂNDIA.
COMPREI E.V.A. DE BOLINHA, CORAÇÃOZINHO, FOLHINHAS, TODOS CORTADOS EM FORMAS.
APESAR DO GASTO DO MEU BOLSO VAI VALER A PENA.
COM CERTEZA O LUCAS MERECE.
Á TARDE TIVE UM CURSO DA PREFEITURA NA PUC DO BARREIRO.
CONTEI PARA MEUS COMPANHEIROS D CURSO E A PROFESSORA (LÍVIA) O QUE OCORREU NA SALA DE AULA COM O LUCAS.
O CURSO FOI MUITO BOM.
SE DER DEPOIS FALO DO CURSO.
FUI PARA CASA.TOMEI BANHO CORTEI VÁRIOS E.V.A QUADRADO COM O LADO ESQUERDO CORTADO E COLEI BOLINHAS FORMANDO AS LETRAS EM BRAILLE.
DEPOIS FUI ESCREVER EM E.V.A. COM CORAÇÕES FRASE PARA O LUCAS LER.
PASSEI A NOITE TRABALHANDO MAS VALEU A PENA.
MINHA AULA COM O LUCAS É SÓ QUINTA FEIRA, MAS QUERO QUE TERÇA FEIRA CHEGUE RÁPIDO.
PARA PRESENTEÁ-LO COM MINHAS FRASES.
ENTREI NA INTERNET E AGORA ESTOU APRENDENDO OUTROS SINAIS PARA AJUDAR O LUCAS.
RESULTADO:HOJE SUBINDO A RUA DA CASA FIAT ACHEI UM SACO DE AZULEIJO QUE IREI LAVAR E COLAR EM FORMATO DE LETRAS BRAILLE.
USAREI DIVERSOS MATERIAIS PARA TRABALHAR COM O LUCAS.
YES, YES, YES. E COM ESTA TURMA (DO LUCAS 31A) VOU ENSINAR O BRAILLE, ASSIM ELE TAMBÉM PODERÃO APRENDER E AJUDAR ALGUÉM.
VOU COLOCAR AS FOTOS DE TUDO DEPOIS.
AS FOTOS ENTRARAM FORA DE ORDEM NAS POSTAGENS ESPERO QUE VOCÊS ENTENDAM.
POR AGORA É SÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTOU ESPERANDO SEU COMENTÁRIO.BEM-VINDOS.